Governo de Andradina promove inclusão alimentar com merenda especial

A equipe do Governo de Andradina continua o trabalho para oferecer uma merenda de qualidade e cada vez mais diversificada para toda a rede municipal de ensino e atender 4,5 mil alunos das 30 unidades

Equipe do Governo de Andradina garante merenda de qualidade e com edições sem açúcar e glúten para crianças que necessitam   . Foto: Divulgação/Prefeitura
Equipe do Governo de Andradina garante merenda de qualidade e com edições sem açúcar e glúten para crianças que necessitam . Foto: Divulgação/Prefeitura

A equipe do Governo de Andradina continua o trabalho para oferecer uma merenda de qualidade e cada vez mais diversificada para toda a rede municipal de ensino e atender 4,5 mil alunos das 30 unidades entre EMEFs (Escola Municipal de Ensino Fundamental), EMEIs (Escola Municipal de Educação Infantil) e CEIs (Centro de Educação Infantil).

Nesta semana em comemoração ao Dia das Crianças está sendo oferecido um cardápio especial, que inclui sobremesas como sorvetes, que também têm das edições sem açúcar e glúten para as crianças que não podem consumir este tipo de alimento.

A nutricionista responsável da cozinha piloto, Neusivânia Gonçalves, destacou mais está iniciativa do Governo de Andradina que está atento a oferecer todo tipo de inclusão na Educação.  “Temos uma alimentação especial em várias datas comemorativas do ano e também oferecemos nossas sobremesas na versão sem calorias, glúten ou açúcar para as crianças que necessitam destes alimentos”, destacou a nutricionista.

A cozinha piloto prepara quase cinco mil refeições diárias, além de distribuição de lanches, sobremesas e outras opções como os 3.700 pãezinhos feitos todos os dias. “O investimento anual na merenda pelo Governo de Andradina é de mais de R$ 1 milhão, nos diversos gêneros alimentícios, carnes e frios”, destaca o chefe de divisão de Merenda Escolar, Edson Hiromi Itao.

O vice-prefeito Dr. Charles Kobayashi destacou que o Governo de Andradina está preocupado em oferecer para as crianças uma alimentação equilibrada e ajudar a criar o hábito desde cedo de ter uma nutrição saudável.

“Nosso planejamento de Educação é pensado no futuro das crianças para se tornarem adultos saudáveis. Se as crianças receberem uma alimentação adequada na escola, elas vão crescer habituadas a comer todos os dias vegetais, frutas e beber bastante água”, explica Dr. Charles.

O secretário de Governo e Gestão Participativa, Manoel Messias de Almeida, explica que quando o Governo de Andradina começou a administrar a merenda local houve um salto gigantesco na qualidade das refeições oferecidas.

 “A Educação é prioridade e víamos a necessidade de um planejamento para investimentos adequados para a aquisição de produtos de qualidade e diversificados. A transparência nas compras é garantida pela realização de pregões presenciais, em que a apresentação de amostras dos alimentos é exigida em todas as etapas do processo”, destacou Messias.

A secretária da SME (Secretaria Municipal de Eucação), Tamiko Inoue, explica que há uma interação excelente entre o trabalho feito na cozinha piloto e com o planejamento da educação, garantindo que as crianças tenha o alimento correto para terem uma boa aprendizagem. “Existe todo um estudo e a integração para garantir a quantidade correta, para evitar o desperdício e o alimento certo para cada fase da criança”, completa a secretária. Durante visita a equipe da Cozinha Piloto, nesta quinta-feira (08), acompanhou também o diretor de Recursos Humanos do Governo de Andradina, Edson Luiz Benatti.

Nova Cozinha

Continuando a melhoria no setor, o Governo de Andradina prepara uma nova Cozinha Piloto no leque de investimentos. A intenção é deixar a cozinha ainda melhor com a construção de um novo prédio e melhores equipamentos em unidade no Bairro Pereira Jordão.

Alimento Seguro

Andradina foi uma das primeiras do Estado a buscar a qualidade total através do PAS (Programa Alimento Seguro), desenvolvido pelo Sebrae, dentro das entidades do sistema S.

O programa tem o objetivo de reduzir os riscos de contaminação dos alimentos e atua no desenvolvimento de tecnologia, metodologia, conteúdos, formação e capacitação de técnicos para disseminar e implantar ferramentas de controle em segurança de alimentos, como as Boas Práticas, o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close