Mais de 10 por cento dos gays maiores de 18 anos têm o vírus da AIDS
Mais de 10 por cento dos gays maiores de 18 anos têm o vírus da AIDS

Continua após os destaques >>
Em um comparativo, nos Estados Unidos, cerca de 9,1% dos gays possuem o HIV, um dado muito similar ao brasileiro.
De acordo com a diretora do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis do Ministério, Mariângela Simão, apesar do Brasil ter tido um aumento significativo da doença em heterossexuais, o maior perigo de transmissão está entre os gays. Segundo o Ministério da Saúde, os homossexuais têm 11 vezes mais chances de se tornar soropositivo e 18 vezes mais possibilidades de desenvolver AIDS.
O estudo mostrou, ainda, que os homossexuais são mais escolarizados, têm maior poder aquisitivo e acessam mais o serviço público de saúde que os homens em geral.
Uso de preservativos
O estudo mostrou que entre os gays de 25 a 64 anos, 78,9% usaram preservativo na primeira relação sexual, entre os homens em geral a porcentagem cai para 21,6%. Entretanto, o uso da camisinha na última relação sexual (nos últimos 12 meses) com parceria casual cai para 59,6%, praticamente o mesmo percentual dos homens em geral, que é 56,9%.
Quanto aos mais jovens a pesquisa traz um alerta. Os gays utilizam o preservativo em menor proporção que os jovens héteros. Cerca de 53,9% dos homossexuais utilizaram a camisinha na primeira relação sexual, enquanto 62,3% dos jovens homens em geral usaram na primeira vez.