Divulgação
Mini e Smart querem
veículos menores e mais econômicos do que os atualmente produzidos. No Salão de
Paris, as duas marcas apresentarão suas propostas de mobilidade urbana que são,
evidentemente, elétricas.
Com uma autonomia de
100 km utilizando apenas uma carga, cinco horas em tomadas residenciais, a
Smart inova e apresenta no Salão de Paris um conceito de um scooter elétrico.
Para deslocar o usuário, o meio de transporte de duas rodas utiliza um motor
elétrico que funciona com a energia armazenada numa bateria de íon-lítio de 48
volts.
Como nos automóveis
elétricos tradicionais, a "moto" também pode ser abastecida por meio
de tomadas convencionais. O propulsor fica alojado no eixo traseiro, ele
permite ao piloto desenvolver uma velocidade máxima de 45 km/h graças ao 5,3 cv
de potência máxima.
Segundo as
informações iniciais, o scooter tem sistema de freios com assistência ABS,
airbag integrado e aviso luminoso nos retrovisores sobre o ingresso de outros
veículos no ponto motor de visão.
Já a Mini, que aposta num desenho que remete às lambretas dos anos 60, ainda não divulgou dados da sua scooter, mas pelas fotos é possível imaginar que seu veículo terá motores elétricos em cada roda – quem sabe até com sistema de freios regenerativos.