Publicidade

Câmara de Andradina se reúne com Secretaria de Saúde para discutir melhorias no atendimento

Seguindo uma série de reuniões já agendadas pela Câmara Municipal com diferentes secretarias do município, vereadores de Andradina se reuniram na tarde de quarta-feira (7) com a Secretaria de Saúde para discutir a situação da saúde pública, com foco na superlotação da UPA 24h e na demora no atendimento, temas recorrentes nas queixas da população.

Câmara de Andradina se reúne com Secretaria de Saúde para discutir melhorias no atendimento - A reunião, marcada há mais de uma semana por iniciativa do presidente da Câmara, Edgar Dourado (PSDB), teve como objetivo aprofundar o diagnóstico da rede municipal de saúde.
A reunião, marcada há mais de uma semana por iniciativa do presidente da Câmara, Edgar Dourado (PSDB), teve como objetivo aprofundar o diagnóstico da rede municipal de saúde. - Foto: Divulgação
Gostou da notícia? Compartilhe com seus amigos!
📢 Compartilhe no WhatsApp 🚀
Continua após os destaques >>

A reunião, marcada há mais de uma semana por iniciativa do presidente da Câmara, Edgar Dourado (PSDB), teve como objetivo aprofundar o diagnóstico da rede municipal de saúde. Participaram do encontro a secretária de Saúde, Maristela Marinho, o interventor da Santa Casa, Dr. Amyr Zalnierukynas Camilio, a diretora de Atenção Básica, Gabriela Teruel, e a diretora da UPA, Giovana Piero. Também estiveram presentes os vereadores Hugo Zamboni, Leila Rodrigues, Eloá Pessoa, Professor Klebinho, Rodarte dos Anjos, Elaine Vogel, Marcel Calestini, Silas Carlos, Professor Luzimar e Allan Marcelino.

Maristela apresentou um panorama da rede municipal e explicou que a gestão tem reforçado o atendimento nas UBSs, com foco no acompanhamento de pacientes crônicos — como hipertensos, diabéticos e gestantes —, o que ajuda a aliviar a demanda na UPA. “A grande maioria dos atendimentos da UPA poderia ser feita nas unidades básicas. A UPA é para urgência e emergência, como acidentes ou suspeita de infarto”, explicou.

Segundo Giovana, a unidade chega a registrar até 500 atendimentos por dia. “Mesmo com triagem por risco, os médicos atendem mais que o dobro do recomendado, inclusive casos graves que chegam durante os plantões”, relatou.

CONSULTAS E CAPACITAÇÃO

Os vereadores também cobraram melhorias no tempo de espera para consultas nas UBSs. Gabriela explicou que todas as unidades contam com médico para livre demanda diariamente, e que os casos com maior espera geralmente envolvem pacientes já em acompanhamento contínuo.

A capacitação das equipes e a humanização do atendimento também entraram na pauta. O secretário de Governo, Ernesto Júnior, presente na reunião, afirmou que formações já foram realizadas no ano passado e que a Prefeitura pretende ampliar essas ações.

Ao final, os parlamentares reafirmaram o compromisso de buscar emendas para ampliar os investimentos no setor, com foco na estruturação da Santa Casa e na ampliação dos leitos de internação e UTI.

Mais Destaques >>

📢 Leia mais notícias em

AndraVirtual 🔗

📲 Acompanhe nas redes sociais

Veja mais >>

Últimos Destaques

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close