Uma ação rápida da Guarda Civil Municipal (GCM) de Araçatuba resultou na apreensão de dois adolescentes, de 15 e 16 anos, por envolvimento com tráfico de drogas. A abordagem ocorreu na manhã desta sexta-feira (9), na Praça Irapuru, localizada a cerca de 30 metros de uma unidade escolar no Bairro Aclimação.
Durante patrulhamento preventivo na região, os agentes notaram uma movimentação suspeita e decidiram abordar quatro adolescentes que estavam no local. Dois deles — o menino e a menina, ambos com 14 anos — foram revistados e liberados em seguida. Os outros dois, que estavam sem uniforme escolar, alegaram que aguardavam o início das aulas, mas acabaram sendo flagrados com entorpecentes.
Com o adolescente de 16 anos, a GCM encontrou R$ 74 em dinheiro, além de um estojo contendo dichavador, papel para cigarro, tesoura, piteira, dois isqueiros, um cigarro eletrônico e quatro porções de maconha. Já o jovem de 15 anos portava outras quatro porções da mesma substância.
Apesar de ambos alegarem que a droga seria para consumo próprio, as circunstâncias e o material apreendido motivaram a Polícia Civil a lavrar boletim de ocorrência por ato infracional análogo ao tráfico de drogas. A dupla foi apreendida, e a droga, que totalizou 31,57 gramas de maconha, passou por perícia técnica.
De acordo com a GCM, a direção da escola já havia registrado anteriormente denúncias sobre o uso e possível comércio de drogas nas imediações. Em resposta, a corporação vem reforçando o patrulhamento na região para coibir esse tipo de ocorrência e garantir maior segurança aos estudantes e à comunidade escolar.
A atuação dos agentes foi considerada decisiva para impedir que os entorpecentes chegassem ao ambiente escolar, reforçando o papel da GCM na proteção preventiva da juventude e no enfrentamento ao tráfico de drogas próximo a instituições de ensino.