MPF quer notificar ministros por golpe da água no frango
MPF quer notificar ministros por golpe da água no frango

Continua após os destaques >>
A prática de adição de água na carne de aves resfriadas é investigada há mais de cinco anos pelo procurador da República Pedro Antonio de Oliveira Machado. Segundo ele, funcionários do Ministério da Agricultura ouvidos no Ministério Público Federal disseram que as medidas determinadas na sentença não estão sendo implementadas.
No pedido de notificação e intimação, o MPF pede que as determinações sejam cumpridas em 15 dias, sob pena de multa diária de 1/30 do valor do salário dos citados.
Água no frango
De acordo com o MPF-SP, a inserção de água ou substâncias que propiciam a retenção de líquido pela carne dos frangos é usada por produtores e comerciantes para aumentar o peso do produto e lesar o consumidor. Em alguns casos, pedaços de gelo são colocados no interior das aves.
Para o Ministério Público, o problema está na falta de fiscalização adequada. O método utilizado atualmente pelo ministério para fiscalizar a quantidade de água na carne de aves, conhecido como dripping test, é considerado ineficiente pelo MP. O teste é feito em carcaças inteiras, embora as fraudes também ocorram em peças comercializadas em partes.
Após contato telefônico, o Ministério do Planejamento informou que o ministro Paulo Bernardo está em Curitiba (PR), por isso não pôde comentar o assunto. Já o Ministério da Agricultura ainda não respondeu.